Discípulo que Aprende, Mestre que dá Lição


Discípulo que Aprende, Mestre que dá Lição: uma análise sobre o processo formativo da capoeira na perspectiva do grupo Semente do Jogo de Angola
Lucas Machado Goulart
2018

Este trabalho se propõe a investigar as transformações ocorridas no processo de ensino-
aprendizagem da Capoeira Angola, dentro da linhagem dos mestres Pastinha, João

Pequeno e Jogo de Dentro, abordando os esforços formativos e as estratégias de ensino
desses mestres. O autor articula sua experiência pessoal enquanto capoeirista à pesquisa
bibliográfica e à pesquisa de campo, que se apresentam como os principais recursos
metodológicos da dissertação. O trabalho apresenta uma breve contextualização histórica
sobre a Capoeira Angola, o que facilita o entendimento acerca de questões sociais e

políticas que guardam relações diretas com as transformações no processo de ensino-
aprendizagem ao longo dos tempos. Ao analisar a metodologia de ensino dos mestres,

observou-se que as mesmas apresentam semelhanças acrescidas de contribuições pessoais,
o que lhes confere autenticidade. Nota-se, também, uma transição na lógica de ensino, que
segue o caminho da oitiva para os treinamentos, sistematizados e no interior das academias
de Capoeira Angola. Transformações que refletem o caráter dinâmico dessa tradição que,
jogando com o tempo, se ressignifica a cada “volta ao mundo”.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Treinamento. Corpo. Ancestralidade. Tradição.





Comments

Popular Posts