Oficina Multimeios: O Corpo, O Movimento e as Emoções

O Projeto Corpo, Movimento e o Sensível
A ficha de inscrição está no final do texto

Renata Meira- Profa Dra das disciplinas de consciência e preparação corporal do Teatro UFU desenvolve um laboratório de pesquisa em Movimento e Emoção para preparação do corpo para as artes. O laboratorio vai estar recebendo inscrições para Oficinas de Multimeios a serem realizadas durante os exercícios corporais experimentais que são realizados no LAC - Laboratório de Ações Corporais e nos projetos de extensão Universitária.


Instruções da oficina.

1) A ficha de inscrição está no final do texto
2) Ficha de observações
Imprima e leve para anotações da suas atividades na hora da Oficina Corpo e Movimento
download: Fichas de observações
3) A Proposta:

Oficina Corpo e Movimento:




O Projeto Corpo, Movimento e o Sensível



Objetivo

Olhar e observar os movimentos. Cada movimento de um corpo e de um corpo de um ator quer desenvolver uma história. Uma história que é contada pelas emoções. Não é uma única emoção, um movimento, assim como uma história tem várias emoções e várias maneiras de percebê-las.
A Oficina Multimeios desenvolve no observador registrador a competência de buscar estabelecer uma relação entre as emoções observadas e os movimentos. Vamos praticar a agilidade do registro e a inteligência emocional e estética do observador. A busca do momento que se registra simultaneamente o movimento , o que se vê e o que se sente.



Metodologia

O trabalho de preparação corporal proposto nas Oficinas do LAC é desenvolvido a partir das referências pedagógicas propostas pela Pedagogia das Ternas. A Pedagogia das Ternas é uma sistematização de como preparar o corpo, a consciência do ator de seu corpo e o treinamento físico na busca da expressão para a atuação. Uma sequência de atividades organizadas, que se propõe a trabalhar o corpo materialmente na intenção de alcançar estados emocionais que possam ser organizados de maneira expressiva e artística.
Considerando que a atividade coletiva do grupo de atores pode incluir um observador ou observadores que participem do desenvolvimento do treinamento de movimento e expressão/emoção, porém de um ponto de vista diferente e com um instrumento diferente. O desafio é que o observador seja um espectador das emoções que são trabalhadas e seu instrumento seja a captação do instante em que movimento e expressão lhe causem um estado emocional que lhe interesse. O registro deste momento é livre, é o observador e sua subjetividade que conduzem o registro.
O observador deve lançar mão de utilizar qualquer mídia que domine tecnicamente. Podendo ser câmera de vídeo, câmera fotográfica, celular, filmadora, pinhole, etc.
Serão quatro etapas:
  1. Encontro 1: reunião presencial com a orientadora para uma discussão sobre as Ternas e a dinâmica dos laboratórios;
  2. Encontro 2: Atividade de registro multimeios de uma Oficina do Laboratório, a data e o tempo de registro é livre e escolhido pelo observador;
  3. Edição: seleção, tratamento técnico e preparação da apresentação das imagens;
  4. Encontro 3: apresentação e discussão com todo o grupo participante. Seleção coletiva de seis imagens a serem impressas no formato A3, impressão a laser colorida, papel 120g couchet, pago pelo Laboratório. Seleção de pelo menos uma sequência videográfica de no mínimo 30 seg. no máximo 4 minutos.


Resultados Esperados

Os registros produzidos por cada participante de oficina de multimeios deverão ser apresentados e discutidos com o grupo. A discussão parte das referências emocionais percebidas e as observações de suas inclusões, dissonâncias e transformações proporcionadas tanto pelo meio técnico quanto pela subjetividade do olhar do registrador. Da discussão coletiva será selecionado seis fotografias e pelo menos um vídeo de no mínimo 30 segundos.



Bibliografia



Flávio Desgranges - pedagogia da recepção
O olhar do espectador ganha nesta Oficina relevância e materialidade. A atividade criativa de produção de imagens na perspectiva do observador contribui para a reflexão sobre “o jogo de linguagem formulado pelo artista nas provocações estéticas que faz o espectador”. Também motiva a reflexão e a atenção para a formação de espectador.



DESGRANDES, Flávio. A posição do espectador: perspectivas pedagógicas. Cartografias do ensino do teatro. Uberlândia: UFU, p. 85-93, 2009.



Fernando de Tacca -
Somos invadidos por tantas imagens na sociedade contemporânea que seus sentidos e significados muitas vezes nos passam ao largo, ou se constituem discursos dos quais nem fazemos conta. A produção de fotografias com foco na subjetividade da apreciação de emoções tem a potência de sensibilizar e qualificar o sentido da observação.



DE TACCA, Fernando. Imagem Fotográfica: Aparelho, Representação e Significação. Psicologia & Sociedade, v. 17, n. 3, 2005.



Milton de Almeida -
O que é fotografia



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