Oficina Multimeios: O Corpo, O Movimento e as Emoções
O
Projeto Corpo, Movimento e o Sensível
A ficha de inscrição está no final do texto
Renata Meira- Profa Dra das disciplinas de consciência e preparação corporal do Teatro UFU desenvolve um laboratório de pesquisa em Movimento e Emoção para preparação do corpo para as artes. O laboratorio vai estar recebendo inscrições para Oficinas de Multimeios a serem realizadas durante os exercícios corporais experimentais que são realizados no LAC - Laboratório de Ações Corporais e nos projetos de extensão Universitária. Instruções da oficina.1) A ficha de inscrição está no final do texto2) Ficha de observações Imprima e leve para anotações da suas atividades na hora da Oficina Corpo e Movimento download: Fichas de observações 3) A Proposta: Oficina Corpo e Movimento: | ||
O
Projeto Corpo, Movimento e o Sensível
Objetivo
Olhar
e observar os movimentos. Cada movimento de um corpo e de um corpo de
um ator quer desenvolver uma história. Uma história que é contada
pelas emoções. Não é uma única emoção, um movimento, assim
como uma história tem várias emoções e várias maneiras de
percebê-las.
A
Oficina Multimeios desenvolve no observador registrador a competência
de buscar estabelecer uma relação entre as emoções observadas e
os movimentos. Vamos praticar a agilidade do registro e a
inteligência emocional e estética do observador. A busca do momento
que se registra simultaneamente o movimento , o que se vê e o que se
sente.
Metodologia
O
trabalho de preparação corporal proposto nas Oficinas do LAC é
desenvolvido a partir das referências pedagógicas propostas pela
Pedagogia das Ternas. A Pedagogia das Ternas é uma sistematização
de como preparar o corpo, a consciência do ator de seu corpo e o
treinamento físico na busca da expressão para a atuação. Uma
sequência de atividades organizadas, que se propõe a trabalhar o
corpo materialmente na intenção de alcançar estados emocionais que
possam ser organizados de maneira expressiva e artística.
Considerando
que a atividade coletiva do grupo de atores pode incluir um
observador ou observadores que participem do desenvolvimento do
treinamento de movimento e expressão/emoção, porém de um ponto de
vista diferente e com um instrumento diferente. O desafio é que o
observador seja um espectador das emoções que são trabalhadas e
seu instrumento seja a captação do instante em que movimento e
expressão lhe causem um estado emocional que lhe interesse. O
registro deste momento é livre, é o observador e sua subjetividade
que conduzem o registro.
O
observador deve lançar mão de utilizar qualquer mídia que domine
tecnicamente. Podendo ser câmera de vídeo, câmera fotográfica,
celular, filmadora, pinhole, etc.
Serão
quatro etapas:
-
Encontro
1: reunião presencial com a orientadora para uma discussão sobre
as Ternas e a dinâmica dos laboratórios;
-
Encontro
2: Atividade de registro multimeios de uma Oficina do Laboratório,
a data e o tempo de registro é livre e escolhido pelo observador;
-
Edição:
seleção, tratamento técnico e preparação da apresentação das
imagens;
-
Encontro
3: apresentação e discussão com todo o grupo participante.
Seleção coletiva de seis imagens a serem impressas no formato A3,
impressão a laser colorida, papel 120g couchet, pago pelo
Laboratório. Seleção de pelo menos uma sequência videográfica
de no mínimo 30 seg. no máximo 4 minutos.
Encontro
1: reunião presencial com a orientadora para uma discussão sobre
as Ternas e a dinâmica dos laboratórios;
Encontro
2: Atividade de registro multimeios de uma Oficina do Laboratório,
a data e o tempo de registro é livre e escolhido pelo observador;
Edição:
seleção, tratamento técnico e preparação da apresentação das
imagens;
Encontro
3: apresentação e discussão com todo o grupo participante.
Seleção coletiva de seis imagens a serem impressas no formato A3,
impressão a laser colorida, papel 120g couchet, pago pelo
Laboratório. Seleção de pelo menos uma sequência videográfica
de no mínimo 30 seg. no máximo 4 minutos.
Comments
Post a Comment