Rafaela Yamamoto
Técnica + Emoção = ?
Me interesso em pesquisar sobre o corpo do ator e como é necessário a utilização das intensidades e das energias de cada emoção para a composição cênica. Mas também fico me perguntando o porquê aprendermos alinhamento, articulações e projeções, com certeza não é só para reeducar o corpo. Foi então que entrei neste grupo de pesquisa visando conhecer melhor esse conceito de somaestética (soma = educação somática; estética = representações cênicas). Para mim, que atualmente estou no 2° período, seria como se as aulas de Corpovoz I e Improvisação I fossem mescladas e isso parece ser fascinante.
Acredito que com as ternas eu acabo perdendo um pouco dos meu vícios corporais cotidianos e, quando eu levo isso para a exploração de uma determinada emoção e consigo ampliar as diversas formas de representá-la sem que caía em esteriótipos, além de sentir meu corpo preenchendo todo o espaço, posso brincar com a minha quinesfera da forma que bem entender, pois as ternas me dão essa liberdade de movimentar meu corpo a partir dela e as emoções modificam o movimento para a expressão que tanto buscamos.
A composição de coreografias expressivas é muito bom para sintetizar todo um trabalho feito num dia. Gravá-las é dar a chance de poder se ver e perceber, de fora, como é essa junção de técnica + emoção. É possível perceber o progresso também, ainda que não me viram no começo do ano, mas pelos três vídeos é fácil de reparar como os movimentos vão ficando orgânicos e como a distinção deles é maior.
Coreografia Expressiva 21 de Agosto de 2018
Coreografia Expressiva 11 de setembro de 2018
Coreografia Expressiva 25 de setembro de 2018
O trabalho de transpor uma partitura criada para um determinado rasa para uma emoção completamente diferente é o que me faz pensar na versatilidade e variedade de coisas que podemos fazer com o nosso corpo. Usamos uma terna + um rasa para compor uma coreografia, a partir desta fazemos um recorte e mudamos a emoção para criarmos uma cena. Essa ideia é completamente genial, conseguir dar a emoção que quiser para uma mesma partitura, assim a partitura impulsiona as emoções e vice-versa, pois as emoções também impulsionam as partituras (rasaboxes + ternas).
Posturas de rasas - Encontro dia 18 de setembro de 2018
Encontro do dia 25 de setembro de 2018 pelo olhar fotográfico de Silvania
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